Cookies help us deliver our services. By using our services, you agree to our use of cookies. Learn more

Automotive

Batentes antichoque de Cellasto®

Economize espaço e dinheiro: Cellasto® já é usado em componentes de molas desde a década de 1960. Suas propriedades físicas incluem baixa expansão lateral graças a sua alta compressibilidade volumétrica, que atende os requisitos de espaço de construção limitado, além de resistência a baixas temperaturas, calor e umidade, que confere aos componentes uma vida útil prolongada.

O chassi é exposto a tensões especiais. Ele precisa reagir a diferentes condições de direção e pavimento, como buracos no asfalto, e exercer uma função compensatória constante. Batentes antichoque de Cellasto® permitem a direção relaxada e confortável, eliminando efetivamente os picos energéticos. A compressibilidade volumétrica do Cellasto® permite um grande deslocamento da mola dentro de um espaço confinado.

Propriedades progressivas

Uma suspensão automotiva de alta qualidade inclui características progressivas de mola, que podem ser alcançadas pela combinação entre uma mola helicoidal de aço e um batente antichoques de Cellasto®. As mais notáveis características desses componentes, feitos de elastômeros microcelulares especiais de poliuretano, são:

  • Enorme potencial de deflexão com expansão lateral insignificante e comportamento progressivo de pressão/compressão
  • Baixa deformação permanente sob cargas estáticas ou dinâmicas de longo prazo


Conexão sólida

A mola helicoidal de aço no eixo é colocada entre um copo de mola superior e um inferior, inclinados um no sentido do outro. Essa mola assume a forma de um arco. O batente antichoque de Cellasto® fica sujeito a carga e distorção longitudinal e transversal, o que significa que ele precisa ser firmemente fixado no chassi. Isso é alcançado por um copo com molas encaixáveis. A vantagem? Esse conjunto, consistindo em um auxílio de mola e um copo interposto, reduz o nível de esforço necessário durante a montagem final do veículo.

Economize espaço

Componentes de Cellasto® são sujeitos a uma minúscula expansão lateral durante a deflexão. Isso significa que batentes antichoque de Cellasto® podem ser montados dentro da mola helicoidal de aço na haste do amortecedor, economizando espaço. Mesmo durante a compressão total — até 80% da altura original da mola sem carga — não há contato com a mola de aço.

Sempre limpo

Montados na haste do amortecedor, batentes antichoque também protegem essa área contra sujeira. Além disso, foles ou uma luva protetora, fixados ao batente antichoque, protegem a haste e a vedação do amortecedor.

Molas pneumáticas

Cellasto® apresenta expansão lateral insignificante — os orifícios de fluxo não se fecham — mesmo se os batentes antichoque forem defletidos ao máximo. Batentes antichoque Cellasto® apresentam propriedades operacionais suficientes para emergências, podendo assumir todo o esforço de suspensão caso a mola pneumática falhe. Uma receita especial de Cellasto® é usada para garantir uma grande proporção de células abertas, mesmo no caso de altas densidades. Isso impede que os batentes antichoque de Cellasto® se comprimam quando pressão de ar for introduzida.