América do Sul
Automotive

BASF desenvolve a primeira poliamida semitransparente

  • Ultramid® Vision permite peças transparentes e muito resistentes ao mesmo tempo
  • Perfil de propriedade balanceado para ambientes quimicamente desafiadores
  • Possível uso em muitas indústrias para controle visual, iluminação e design de luz
Ultramid® Vision

A BASF agora teve sucesso no desenvolvimento de uma poliamida semicristalina que permite que a luz passe sem obstáculos. Ultramid® Vision combina transmissão de luz muito alta com baixa dispersão de luz. Isso a torna a primeira poliamida semicristalina do mundo para componentes semitransparentes ou transparentes em ambientes quimicamente desafiadores. Além disso, a poliamida exclusiva é resistente aos raios ultravioleta e à temperatura, à prova de arranhões e adequada para requisitos de retardamento de chamas. Ultramid® Vision pode ser usado em vários campos de aplicação: é recomendado especialmente para peças de controle visual, iluminação ou design de luz. Ultramid® Vision apresenta uma alternativa versátil aos materiais comumente usados, como poliamidas alifáticas amorfas, policarbonato ou copolímeros de estireno-acrilonitrila. A nova poliamida está disponível em todo o mundo para amostragem a partir de agora.

Propriedades que são fáceis de ver

Ultramid® Vision tem propriedades físicas e térmicas semelhantes aos compostos convencionais de poliamida 6 não reforçada. No entanto, ele difere significativamente desses compostos graças às suas propriedades visuais excepcionais. Embora as poliamidas semicristalinas padrão sejam quase opacas, ou seja, visualmente turvas, com uma espessura de parede de apenas um milímetro, podem ser facilmente vistas através de peças feitas de Ultramid® Vision com espessuras de parede de até vários milímetros. Mesmo se os componentes feitos com Ultramid® Vision forem expostos a altas temperaturas e umidade, os valores de névoa e transmissão dificilmente mudam em comparação com os recém-moldados.

Ultramid® Vision oferece uma escolha atraente em comparação com materiais alternativos transparentes e semitransparentes, graças ao seu perfil de propriedade equilibrado de boa mecânica e processabilidade, juntamente com alta temperatura, resistência a riscos e produtos químicos a um preço atraente. Possui excelente resistência aos raios ultravioleta e também é adequado para aplicações que envolvam exposição direta à luz solar. A resistência aos raios ultravioleta foi testada para uso interno e condições climáticas externas usando testes convencionais de intempéries aceleradas. Ultramid® Vision também apresenta excelente resistência à rachadura por estresse contra filtros solares, agentes de limpeza e solventes, bem como graxas e óleos.

Para uma aparência sofisticada em muitas indústrias

Além do grau de base incolor Ultramid® Vision B3K un, há a opção de produzir produtos especialmente equipados com dispersão de luz difusa juntamente com alta transmitância. Os clientes também podem obter notas de cores especiais. Como alternativa, Ultramid® Vision pode ser colorido com lotes principais de cores à base de poliamida que podem ser adquiridos, por exemplo. Soluções de cores BASF. Além disso, Ultramid® Vision, altamente permeável à luz, pode ser combinado com outros materiais de poliamida em um processo de moldagem por injeção de múltiplos componentes. Isso facilita a produção de peças multifuncionais com seções transparentes ou iluminadas.

Ultramid® Vision é especialmente adequado para aplicações que requerem controle visual, por exemplo, indicadores de nível. A nova poliamida também pode ser usada para coberturas à prova de choque e resistentes a produtos químicos para elementos de iluminação. Outras áreas de aplicação incluem interruptores e botões iluminados ou tampas de luz difusa em ambientes quimicamente agressivos. Devido ao alcance virtualmente ilimitado para colorir Ultramid® Vision com corantes resistentes à luz e de baixa migração, efeitos de cores luminosas podem ser alcançados oferecendo uma ampla gama de possibilidades de design para criar objetos de design ou características de design.

Consulte um especialista

This field is required.
This field is required.
An error occurred while submitting this form. Error Code: