América do Sul
Automotive

Duas famílias de poliuretano para requisitos estéticos e táteis

Destaques em interiores de automóveis

Os químicos da BASF Polyurethanes GmbH abriram o caminho para interiores de automóveis elegantes, desenvolvendo duas soluções de poliuretano (PU) feitas sob medida, nomeadamente Elastoskin®, camada em spray de revestimento moldado (IMC), y Elastollan®, o poliuretano termoplástico alifático modificado de fase dura (HPM-TPU). Ambos os materiais de superfície se destacam por sua aparência luxuosa e toque requintado. A camada de spray IMC, um sistema de PU aromático, é relativamente macia, pois também tem espuma na parte traseira. É por isso que é usado sempre que boas propriedades hápticas em resposta à pressão são avaliadas em áreas como painéis de instrumentos, apoios de braço ou painéis de portas interiores. O HPM-TPU, por outro lado, produz um toque macio (sensação tátil). As peças com superfícies de Elastollan não têm espuma nas costas. Além disso, o TPU resistente à luz elimina o demorado processo de revestimento off-line que, de outra forma, seria necessário. Alguns exemplos de aplicação são maçanetas, tampas do console central e porta-copos.

center-console.jpg
Uma das duas soluções adicionais de poliuretano aprimoradas para superfícies sofisticadas em cabines de automóveis é o Poliuretano Termoplástico Alifático Modificado por Fase Dura Elastollan® da BASF Poliuretanos (HPM-TPU). O material que recentemente alcançou melhores propriedades de fluidez e um espectro mais amplo de dureza disponível, cria sensações táteis do veludo ao couro. Não tem espuma posterior e dispensa o revestimento. A aplicação de volume mais recente está na tampa do console central do VW Golf VI, que é feita por moldagem por injeção de dois componentes. Outros exemplos de aplicação são maçanetas e porta-copos. 

Nova geração de camada con aerossol com potencial em construção leve

A nova geração de camada con spray Elastoskin pesa até 20 por cento menos do que o produto padrão introduzido três anos atrás. Essa redução de peso é obtida pela expansão física do sistema de PU com ar. Os fabricantes de máquinas Hennecke e KraussMaffei desenvolveram cabeçotes de mistura especiais para esse propósito específico. Os novos revestimentos não apenas contribuem para a construção leve, mas também são mais baratos graças à economia de material. Como na variante anterior, a nova demão de spray é aplicada no molde aberto e oferece grande liberdade de design em termos de cor e textura da superfície. Sua superfície mal se distingue do couro e seu desempenho de pressão atende aos mais rígidos padrões da indústria automotiva. Entre os muitos tipos diferentes de soluções de sistema de painel de instrumentos de plástico, o IMC oferece o mais alto desempenho.

Fazendo sua mudança para a classe de luxo

Graças à sua aparência exclusiva, esse material entrou no interior de carros de última geração. Há já alguns anos, os painéis das portas interiores das classes Daimler S e SLK têm uma superfície Elastoskin que envolve os ocupantes do automóvel com grande conforto. Em setembro de 2009, a BMW começou a usar o revestimento em spray IMC para o painel de instrumentos de seu 5 GT, e outros modelos e componentes virão a seguir. 

Um bom exemplo que mostra que o Elastoskin já está na vanguarda das tendências de design de amanhã pode ser encontrado no estudo Hyundai i-flow. Aqui, também, uma camada con spray IMC cobre o painel de instrumentos. O veículo conceito, que a Hyundai construiu com a ajuda da BASF, foi mostrado pela primeira vez no Salão Automóvel de Genebra em março deste ano. Um dos objetivos deste conceito é apresentar a ampla gama de opções dos diferentes materiais BASF.  

No entanto, não é apenas por causa de suas extraordinárias propriedades estéticas e táteis que o Elastoskin é adequado para uso em interiores de automóveis. Valores de baixa emissão significam que a camada de aerossol IMC é particularmente adequada para este campo de aplicação. Um ponto muito importante no que diz respeito à segurança dos ocupantes do veículo é que o airbag integrado no painel deve funcionar de forma confiável em condições de frio. PU aromático continua a exibir flexibilidade muito alta, mesmo em baixas temperaturas, e o material passou facilmente nos testes de airbag a menos 35 graus Celsius [menos 31 graus Fahrenheit]. 

spray-skin.jpg
Em setembro de 2009, a BMW começou a usar a camada com spray IMC (revestimento em molde) para o painel de instrumentos de seu BMW 5 GT. As superfícies feitas de poliuretanos Elastoskin® da BASF também criam um visual único nos painéis das portas internas ou no painel dos carros Daimler ou no conceito i-flow da Hyundai. Elastoskin é uma camada com spray feita de um sistema de poliuretano aromático, que é muito macio porque possui espuma no verso. Em sua versão mais recente, é até 20% mais leve e mais econômico. Usado em carros de última geração, onde o foco está na boa sensação tátil sob leve pressão.

Bons resultados em comparação com a competição

Embora os poliuretanos aromáticos não sejam resistentes à luz e, portanto, requeiram um revestimento, os custos de material relativamente baixos do PU e do revestimento explicam o fato de que eles ainda se comparam muito favoravelmente com produtos concorrentes em termos de custo. O revestimento não serve apenas para melhorar a durabilidade a longo prazo, mas também desempenha um papel importante no estabelecimento de dureza e toque, que resulta da interação entre a formulação de PU, o revestimento e o sistema de espumação subsequente. Também aqui o revestimento cria uma impressão harmoniosa de cor e brilho em toda a superfície. 

Graças à superfície com revestimento fosco de alta qualidade em combinação com o PU aromático expandido muito macio, o Elastoskin tem um toque muito agradável em comparação com a camada de TPO e a camada de pulverização alifática mais convencional. Além disso, a camada com spray IMC oferece consideravelmente mais liberdade de design do que e TPO. Geometrias complexas são fáceis de formar e os raios e bordas são reproduzidos com precisão sem esticar o filme. 

Em comparação com o revestimento de PVC, a camada com spray Elastoskin não só tem vantagens em termos de toque, mas também, e especialmente, em termos de opções de design multicolorido, consumo de energia durante a produção de componentes, densidade de componente consideravelmente mais baixa, bem como interação com a espuma semirrígida. Uma técnica de mascaramento simples pode ser usada para cobrir áreas individuais do componente para cobri-las com cores diferentes. Superfícies de cores muito claras podem ser obtidas devido à interação mínima entre a camada de PU e a espuma de PU semirrígida. Uma técnica de mascaramento simples pode ser usada para cobrir áreas individuais do componente para cobri-las com cores diferentes. Superfícies de cores muito claras podem ser obtidas devido à interação mínima entre a camada de PU e a espuma de PU semirrígida. A quantidade de trabalho de desenvolvimento e teste necessária para a combinação de material de camada e espuma pode ser bastante reduzida ao usar uma camada com spray aromático. 

Elastollan: TPU alifático com um amplo espectro de dureza

Após a sua introdução no mercado há três anos, o HPM-TPU Elastollan alifático modificado em fase dura já atraiu muito interesse devido às suas possibilidades hápticas multifacetadas, que vão do aveludado ao semelhante ao couro. Hoje você pode oferecer uma gama ainda maior de opções de aplicativos. As melhorias alcançadas em suas propriedades de fluxo, bem como o amplo espectro de valores de dureza Shore disponíveis, significam que quase não há limites quando se trata de design de componentes, para criar padrões de grãos e obter um toque suave. 

A característica especial do Elastollan é que seu toque pode ser configurado com precisão para atender às especificações do cliente e atender aos requisitos da aplicação por meio do ajuste fino da interação do valor de dureza Shore com o design da superfície. Componentes com superfícies de Elastollan podem ser integrados perfeitamente ao ambiente de aplicação, tanto estética quanto sensivelmente. 

O exemplo mais recente é a tampa do console central do VW Golf VI, que ganhou o Prêmio SPE Europeu no ano passado. Em estreita colaboração com os engenheiros de aplicação da BASF e o construtor de máquinas austríaco Engel, o fornecedor automotivo Key Plastics de Lennestadt, Alemanha, foi capaz de desenvolver essa peça complexa em um tempo muito curto.

Esta tampa do console central é feita por moldagem por injeção de dois componentes com PC / ABS (copolímero de policarbonato/ acrilonitrila butadieno estireno) como o componente subjacente. Este complexo componente envolve elementos funcionais como o compartimento de armazenamento, o cinzeiro, o elemento de controle do ar condicionado, a tampa de enrolar do porta-copos e o acabamento cromado na cobertura da alavanca de câmbio. A alta resistência à luz do HPM-TPU alifático significa que não há necessidade para o estágio posterior do processo de revestimento laborioso fora de linha. Graças ao versátil Elastollan, o componente TPU macio que corre ao longo das superfícies de contato para as partes adjacentes representa um efeito anti-rangido eficaz, que fornece outra vantagem de custo adicional, pois elimina a necessidade de desacoplar vibração adicional que de outra forma seria necessária.

Outra vantagem valiosa do HPM-TPU para uso em interiores automotivos é sua resistência a cremes. Os revestimentos macios usados de outra forma em processos de revestimento off-line podem adquirir rachaduras claramente perceptíveis ao longo do tempo. As peças visíveis feitas de Elastollan, por outro lado, mantêm sua aparência de alta qualidade por toda a vida do veículo. HPM-TPU é um material que atende facilmente aos requisitos de qualidade consistentes de componentes: graças ao fato de não existirem defeitos de revestimento que suscitem reclamações, a Elastollan continua a poupar custos, mesmo depois de o automóvel ter saído da sala de exposição.

Ponto de Informação de Elastollan

Você tem alguma pergunta adicional?

Por favor, entre em contato conosco: +49 5443 12-3456

Consulte um especialista

This field is required.
This field is required.
An error occurred while submitting this form. Error Code: