Cookies help us deliver our services. By using our services, you agree to our use of cookies. Learn more

Automotive

Elastollan® HPM e Citroën C4 Cactus

Elastollan® HPM ‒  O Primeiro TPU para o Exterior do Automóvel

Flexível, estável aos raios UV e Bom para Processar

O poliuretano termoplástico (TPU) agora também pode ser usado no exterior do veículo - mesmo extensivamente e sem pintura. Como o primeiro fabricante, a BASF oferece com o novo tipo de Elastollan® AC 55D10 HPM (Material de Alto Desempenho) um TPU que combina liberdade de design e durabilidade de longo prazo com sensação tátil atraente e uma aparência de alta classe. O novo material não só possui as propriedades do TPU convencional, mas também apresenta novas características.

Benefícios

Propriedades-chave de Elastollan® HPM

  • Boa resistência à tração e abrasão
  • Excelente resistência ao impacto em baixas temperaturas
  • Resistência a arranhões
  • Elasticidade
  • Boa coloração
  • Resistência aos raios UV e às intempéries

Processamento aprimorado

A BASF também desenvolveu ainda mais as propriedades de processamento do novo grau de Elastollan®. Elastollan® HPM pode ser moldado por injeção dentro de uma ampla janela de processo com um tempo de ciclo 50% menor em comparação com o TPU convencional. Possui excelentes propriedades de fluidez, o que significa que espessuras de parede baixas de 1,5 a 1,8 mm podem ser produzidas sem afetar a qualidade da superfície.

Combinação Otimizada de Design e Segurança

O fabricante de automóveis PSA Peugeot Citroën usa o novo grau de TPU Elastollan® AC 55D10 HPM (Material de Performance de Alto Desempenho) para revestir o Citroën C4 Cactus com o chamado Airbumps®. Trata-se de grandes para-choques com amortecedores insufláveis em cores contrastantes: eles são montados tanto nas laterais quanto na parte dianteira e traseira do veículo, protegendo o exterior do carro contra impactos e arranhões e proporcionando ao veículo seu aspecto singular.

elastollan_automotive_citroen_cactus.jpg

Flexível e Firme

O Elastollan® HPM é especialmente adequado para os Airbumps® absorventes de impacto: o componente Elastollan® moldado via injeção é montado em um suporte de policarbonato e acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS), formando assim cavidades flexíveis que podem ser empurradas para dentro e retomar o formato original de novo. Toda a estrutura é fixada ao chassi de metal. Devido às boas propriedades de montagem da classe HPM, pode-se garantir uma montagem firme ao contrário daquelas feitas com materiais convencionais, como o polipropileno.

Pioneira a nível mundial: Estreita parceria com a PSA e Fornecedores

Isso é o resultado de muitos anos de trabalho de desenvolvimento entre o fabricante automotivo francês, o fornecedor Rehau e a BASF. A Rehau fabrica os Airbumps® laterais, e a empresa Faurecia produz os para-choques dianteiros e traseiros.

Família de Produto Produto Detalles de Produto
Série Ester TPU 800  Elastollan* 880 A 13N000 Informação e Certificados
Série Soft TPU  Elastollan* 1175 A 10W000 Informação e Certificados
Série Soft TPU  Elastollan* 565 A 12P000 Informação e Certificados
Série Soft TPU  Elastollan* C 70 A 10P000 Informação e Certificados
Série Soft TPU  Elastollan* S 60 A 15SPF000 Informação e Certificados
Série Soft TPU  Elastollan* soft 35 A 12P000 Informação e Certificados
Série Soft TPU  Elastollan* soft 45 A 12P000 Informação e Certificados