Cookies help us deliver our services. By using our services, you agree to our use of cookies. Learn more

Automotive

Soluções avançadas de iluminação para uma iluminação automotiva inovadora

A iluminação é essencial para o setor automotivo, tanto do ponto de vista funcional quanto estético. Uma iluminação moderna não serve apenas para proporcionar uma visão adequada do condutor, mas também contribui para aumentar a segurança através da tecnologia de iluminação adaptativa combinada com sistemas avançados de assistência à direção. A BASF oferece diversas soluções para a iluminação automotiva, desde adesivo para faróis até materiais de PPA de alta resistência ao calor, juntamente com soluções avançadas de PBT & PA. Com as soluções de iluminação da BASF, sua ideia inovadora pode ser realizada. 

2019_Competence_in_lighting_components.mp4

Competência em componentes de iluminação

lighting housing.JPG

Compartimento da lâmpada

O compartimento da lâmpada contém e protege subcomponentes, como lente, refletor, moldura e módulos de lâmpada. Para fixar adequadamente toda a montagem do farol à carroceria do carro, é essencial uma boa resistência e estabilidade dimensional do componente. A série Ultradur® 4300 G oferece boa rigidez, estabilidade dimensional e baixa absorção de água, o que é indicado para o compartimento da lâmpada. A série Ultradur® S 4090 G é a escolha ideal quando materiais de baixa deformação e maior fluxo são necessários.

bezel_half.jpg

Moldura da lâmpada

A moldura da lâmpada é um componente fundamental para definir o estilo exterior do veículo. Requer-se uma excelente qualidade de acabamento superficial para permitir o processo de pós-tratamento, a 'metalização'. O Ultradur® B4560 é um produto comprovado no mercado para a moldura da lâmpada a fim de suportar o processo de metalização direta sem o uso de primer. O Ultradur® B4570 High Gloss apresenta menor embaçamento na lente do farol, o que é um requisito crucial de qualidade. Para molduras mais finas e maiores, o Ultradur® B4580 é uma solução com alta fluidez. O Ultradur® B4570 HGL LT é especializado para suportar o processo de marcação a laser sem degradação durante o processo, visando uma marcação mais atraente em superfícies de molduras metalizadas com alto contraste.

module frame.JPG

Estrutura do módulo da lâmpada/suporte

Para alcançar uma tecnologia avançada de faróis, como feixe de LED matricial ou farol adaptável, os faróis modernos incluem diversos módulos de iluminação no interior. Subcomponentes como estruturas, suportes e placas, demandam materiais que atendam a vários requisitos técnicos. A BASF oferece a série Ultradur® B4040 G para suportar a mais alta rigidez em designs robustos, juntamente com a série Ultradur® B4300 G, S4090 G, dependendo dos requisitos técnicos dos subcomponentes. Caso seja necessária alta resistência ao calor, a série Ultramid® Advanced T1000, com graus reforçados de PPA, mantém excelentes propriedades mecânicas e estabilidade dimensional em temperaturas elevadas de até 120°C. Para problemas de geração de calor por luz solar e lâmpadas, o Ultrason® E 2010 MR BLACK HM, preto com transparência IR, fornece gerenciamento de calor e solução cosmética.   

Lamp_reflector.jpg

Refletor da lâmpada

Para capturar o fluxo luminoso irradiado pela fonte de iluminação e o feixe em direção à estrada, existem diferentes designs de refletores alinhados com o design do farol. Isso resulta em diferentes requisitos técnicos sobre o material. A maioria dos refletores costumava ser feita de chapa de aço, mas para estabilizar a dimensão e alcançar designs complexos, os plásticos são mais usados atualmente. O Ultradur® B4560 pode suportar processos de metalização direta sem o uso de primer para refletores plásticos de superfície metálica. Caso o refletor seja exposto a temperaturas mais altas, a série Ultrason® E 2010 com uma alta temperatura de transição de vidro de até 225ºC é a solução. Ele pode ser usado não apenas para refletores de lâmpadas, mas também para suportes, molduras e extensões de lâmpadas sob calor concentrado.

BASF_lighting_adhesive_Animation_robot_B02.mp4

Adesivo de fusão à quente reativo de PU para colagem do farol (Não disponível na Europa)

Os adesivos desempenham um papel muito importante no processo de montagem do farol. O encaixe firme entre a lente e o compartimento é fundamental para manter o interior protegido de umidade e poeira em todas as condições de direção. Um adesivo qualificado pode trazer não apenas o desempenho confiável, mas também a flexibilidade de processamento. O adesivo de fusão à quente reativo da série Elastotite®, com a combinação da tecnologia de poliuretano reativo e o processo de revestimento adesivo de fusão à quente, proporciona maior resistência inicial de colagem e eficiência de produção sem comprometer o tempo de operação. O Elastotite®, com sua fórmula especificamente desenvolvida para colagem de materiais mistos, incluindo metal, vidro e plásticos, é a escolha perfeita para a montagem de faróis.

Tela de cobertura de revestimento rígido UV

A tela de cobertura constitui a cobertura frontal dos faróis e se torna essencial para uma boa transmissão de luz. Um revestimento rígido na parte superior aumenta a durabilidade em relação a intempéries e riscos, garantindo perfeita luminosidade e aparência. Nossos materiais são adequados para aplicação em pulverização e fluxo. O UVGloss é um produto já comprovado há muito tempo no mercado. O RayGloss é a próxima geração de revestientos rígidos UV com melhor estabilidade contra intempéries.

Informações detalhadas sobre materiais para iluminação automotiva

» Poliuretanos

Nossos sistemas de PU para iluminação automotiva

Os poliuretanos de Elastotite® são ligantes e adesivos de um ou dois componentes para diversas aplicações e substratos. Ele proporciona uma superfície estável, segura e confortável, aproveitando a durabilidade do poliuretano para aderir ao material agregado. 

Saiba mais sobre Elastotite®

» Plásticos de Engenharia

Plásticos de Engenharia para iluminação automotiva

A linha de produtos Ultradur® de poliésteres parcialmente cristalinos, termoplásticos e saturados é derivada de polibutileno tereftalato (PBT). Os tipos de Ultradur® com diferentes teores de fibra de vidro estão disponíveis mediante demanda como padrão, incluindo tipos com teor de fibra de vidro superior a 50%. Além dos compostos puros de PBT/fibra de vidro, a gama de classes reforçadas também inclui misturas de PBT fortalecidas com fibra de vidro que foram otimizadas em relação à qualidade da superfície e estabilidade dimensional.

Saiba mais sobre Ultradur®

Os graus de moldura da lâmpada Ultradur® funcionam para diferentes necessidades do cliente, juntamente com metalização direta. Os graus de moldura da lâmpada Ultradur® são aceitos por fabricantes renomados de sistemas de iluminação automotiva devido ao seu excelente desempenho e à alta qualidade consistente do produto.

Saiba mais sobre Ultradur®

O Ultramid® Advanced compreende o portfólio de poliftalamida (PPA) da BASF que se baseia nos quatro polímeros Ultramid® Advanced N (PA9T), Ultramid® Advanced T1000 (PA6T/6I), Ultramid® Advanced T2000 (PA6T/66) e o tradicional Ultramid® T KR (PA6T/6). Eles possibilitam a próxima geração de peças plásticas leves e de alto desempenho na indústria automotiva em condições desafiadoras. Os compostos de PPA podem resistir à umidade e ao contato com materiais desafiadores, mantendo sua resistência. A baixa absorção de água resulta em uma estabilidade dimensional das peças plásticas em ambientes úmidos.

Saiba mais sobre Ultramid® Advanced

As resinas Ultrason® são termoplásticos amorfos derivados de polietersulfona (PESU), polisulfona (PSU) e polifenilsulfona (PPSU). Eles oferecem uma resistência térmica muito alta e excelente química. As aplicações sempre mantêm rigidez e estabilidade dimensional mesmo quando usadas a temperaturas muito altas ou sob condições desafiadoras. Seu amplo espectro de propriedades permite que o Ultrason® seja moldado em peças de alta qualidade com longa vida útil.

Saiba mais sobre Ultrason®

Consulte um especialista em iluminação automotiva!

Política de privacidade
Aceite a Política de Proteção de Dados e Privacidade da BASF.

Leia aqui a política de proteção de dados e privacidade da BASF.

An error occurred while submitting this form. Error Code: