Cookies help us deliver our services. By using our services, you agree to our use of cookies. Learn more

Automotive

Plásticos de engenharia e sistemas de poliuretano para componentes de motores, tração e chassi

Quando se trata do desenvolvimento de componentes e materiais desafiadores para tração e chassi, há décadas a BASF já é um parceiro global reconhecido e de confiança para a indústria automotiva. O uso de plásticos de engenharia, sistemas de poliuretano e aditivos proporciona vantagens como redução de peso, integração funcional, maior desempenho de NVH (ruído, vibração e rispidez) e economias de custo.

The powerful engine of the modern car

Plásticos de engenharia e poliuretanos

Plásticos de engenharia como Ultramid®, Ultradur® e Ultraform®, assim como sistemas de poliuretano como Elastoflex® e Elastofoam®, são especialmente adequados para componentes ao redor do motor e ao longo do chassi. Com esses materiais, podem ser projetados componentes ao longo de todo o canal de admissão de ar, além de tampas de cabeçote, cárter de óleo, suportes de motor, suportes frontais e de transmissão, diversas peças de chassi e componentes no circuito de refrigeração e dentro do sistema de combustível. Plásticos da BASF contribuem significativamente para cumprir as diversas e crescentes exigências de composição leve, integração funcional, boa acústica e segurança.

A poliamida Ultramid® da BASF é especialmente adequada para componentes no compartimento do motor e no chassi, cumprindo exigências adicionais da indústria automotiva: especificação global de materiais uniformes com produção local, variantes sob medida para diferentes temperaturas, pressões e cargas, alta qualidade de produto, além de assistência técnica para simulação de peças, desenvolvimento de aplicações e testes realísticos de peças.

  • Graus de Ultramid® para várias demandas de pressão e resistência até 220°C
  • Poliamidas selecionadas disponíveis com especificações globalmente consistentes, produzidas localmente

As reduções do consumo de combustível e das emissões que são prescritas por lei em muitos países estão forçando a indústria automotiva a agir. Além de desenvolver unidades alternativas, a otimização dos motores de combustão tradicionais continua a desempenhar um papel fundamental. A redução resulta em pressões e temperaturas mais elevadas, especialmente em componentes que transportam ar por trás do turbocompressor. A BASF está respondendo a este desenvolvimento em projetos de motores com um portfólio consistente de classes PA6 e PA66 que atendem às maiores demandas sobre os materiais, suas propriedades mecânicas e resistência à temperatura. Dependendo do polímero de base e do sistema de estabilização, os materiais são resistentes ao envelhecimento pelo calor até 220°C e apresentam excelente pressão de ruptura e força de soldagem. Isto significa que o desenvolvedor de peças pode ser fornecido com o material ideal para cada um dos diferentes componentes na conduta de ar de carga que oferece o melhor valor para o dinheiro. Os graus selecionados são baseados em especificações globais: Eles são fornecidos em todo o mundo a partir de fábricas locais, com propriedades de material uniformes e um alto nível de qualidade.

Ultramid® Endure já foi usado com sucesso em vários automóveis

Os nossos sistemas PU versáteis para peças do grupo motopropulsor

Com suas propriedades versáteis, nossos sistemas de PU podem tornar as peças do trem de força mais seguras, leves e robustas. Os poliuretanos da BASF podem ser ajustados para muitas densidades diferentes, eles podem ser flexíveis ou rígidos, eles resistem a temperaturas quentes e frias, bem como a muitos meios agressivos.

Juntamente com o desenvolvimento contínuo de carros com motores de combustão interna mais eficientes, a química está dando uma contribuição importante para uma série de conceitos de acionamento elétrico diferentes. Outros progressos também estão sendo feitos no campo das células de combustível. Em estreita cooperação com a Joma-Polytec e a Mercedes-Benz Fuel Cell GmbH, uma subsidiária da Daimler AG, o plástico de engenharia Ultramid® foi usado com sucesso para fabricar vários componentes do sistema de célula de combustível. Esta solução inovadora está sendo usada como padrão no novo Mercedes GLC F-CELL, que combina uma célula de combustível com uma bateria recarregável de íon de lítio.

Os plásticos aumentam a eficiência-não só em veículos híbridos, plug-in e elétricos, mas também em motores de combustão interna. Os requisitos de alta qualidade e segurança na indústria automotiva colocam enormes exigências em materiais. Com poliamidas versáteis e sofisticadas (Ultramid®), tereftalatos de polibutileno (Ultradur®), poliftalamidas (PPA) e os plásticos polioximetileno (Ultraform®) e polietersulfona (Ultrason®), a BASF é capaz de acompanhar os últimos desenvolvimentos dos fabricantes de automóveis, ao mesmo tempo em que define tendências inovadoras. As propriedades técnicas e a alta funcionalidade são fundamentais aqui. Para a Mercedes GLC F-Cell, é a excelência total das propriedades do Ultramid que conta: boa resistência térmica e química, rigidez dinâmica, força de impacto e bom desempenho a longo prazo.

Tendo em vista a estrutura única do material, e com base em análises intensivas de material da resistência química e mecânica, os parceiros decidiram no Ultramid® graus A3WG10 CR e A3EG7 EQ sob medida. Após o teste bem-sucedido de todos os componentes, os dois graus de Ultramid® reforçados com fibra de vidro estão sendo usados como padrão para a fabricação de placas anódicas e catódicas nas células de combustível. Ultramid® a3eg7 EQ é um material ideal, tendo em conta os requisitos de pureza excepcionais associados a aplicações sensíveis na indústria eletrônica. No caso da placa de distribuição de meios e da unidade de separação de água, que é exposta a uma grande variedade de meios através do canal de refrigeração água, ar e hidrogênio, este tipo Ultramid® oferece uma excelente resistência, ao mesmo tempo que cumpre todos os requisitos relativos à pureza do material.

Brennstoffzelle_Fuel Cell.jpg

Assista a animação em nossas soluções para aplicações de células de combustível.

Poliamidas altamente preenchidas para porta-motores e montagens superiores, frontes e reforços estruturais

Cellasto<sup>®</sup> and Ultramid<sup>®</sup> Top Mount

Primeira montagem de topo do mundo com rolamentos de poliuretano e invólucro de poliamida

  • BASF combina especialidades plásticas Cellasto® e Ultramid® pela primeira vez
  • A montagem superior disponível globalmente é 25 por cento mais leve que a versão de alumínio fundido com borracha

A BASF agora está expandindo sua experiência em montagens de topo para permitir aos fabricantes de automóveis uma combinação ideal de redução de peso, acústica agradável e amortecimento de vibração. A solução NVH única (ruído, vibração, aspereza) é possível combinando duas das especialidades de plástico da BASF: o elastômero de poliuretano microcelular Cellasto® e a poliamida altamente reforçada com fibra de vidro Ultramid® A3WG10 CR. A montagem superior com o elemento Cellasto® e a caixa Ultramid® é cerca de 25% mais leve do que as versões convencionais de alumínio fundido com borracha. Ele foi desenvolvido e otimizado para produção em série usando a ferramenta de simulação Ultrasim® da BASF.

Powertrain.jpg

Ampla gama de produtos

Oferecemos uma abrangente linha de produtos com ampla variedade de perfis de propriedades. Encontre o produto certo para você!