América do Sul
Automotive

Reimaginando o design de interiores autônomos

Espera-se que os veículos autônomos transformem a maneira como viajamos do ponto A ao ponto B e o que podemos fazer durante o trânsito.

Assim que o motorista não for mais necessário, a experiência no veículo mudará. Em vez de dirigir o carro, teremos mais liberdade para relaxar, trabalhar ou nos divertir. Os futuros interiores de veículos são concebidos para serem uma sala de estar na estrada.

Conforme os veículos totalmente autônomos se tornam mais “divertidos de dirigir”, haverá um foco maior na utilidade do espaço interior, equilibrando design com funcionalidade.

Se você olhar para trás entre 40 e 50 anos, verá que a arquitetura interior do veículo não mudou muito. No entanto, essa transição para a direção autônoma está influenciando a maneira como os projetistas e engenheiros de OEM conceituam um novo visual para o veículo. A transformação interna será mais evolutiva do que revolucionária, e a BASF oferece soluções que atendem às necessidades de mobilidade agora e em um futuro totalmente autônomo.

Sebastian Koch

Gerente de Segmento de Interior, Transporte de gestão empresarial da BASF

Configurações de assentos flexíveis

Uma mudança antecipada na arquitetura de interiores autônomos é a configuração dos assentos. Os veículos totalmente autônomos eliminarão o assento do motorista designado. Uma disposição ou direção específica dos assentos não será mais necessária, liberando espaço na cabine. Com mais espaço, os assentos poderão girar ou reclinar mais em vez de permanecer na posição vertical.

Interior.jpg

À medida que o interior do veículo autônomo se torna uma extensão de uma sala de estar, os passageiros esperam um nível semelhante de conforto. O sistema de espuma Elastoflex W da BASF pode ser usado para aplicações de assento para criar um material acolchoado com um toque macio e um suporte forte, mesmo após uso prolongado. Além de contribuir para o conforto do assento, o Elastoflex é usado como uma solução de ruído, vibração e aspereza (NVH), reduzindo a interferência sonora indesejada na cabine. Os passageiros poderão ler ou assistir a um filme em silêncio, sem serem incomodados pelo barulho do motor ou buracos na estrada. 

Para veículos de luxo, as montadoras podem incorporar couro sintético feito com Elastollan nos assentos dos automóveis. Elastollan é resistente à abrasão, com uma sensação de superfície lisa e alto desempenho mecânico, tornando-o uma solução ideal para aplicações em assentos. Este material também oferece uma gama de possibilidades de cores e design para criar looks exclusivos e personalizados.

Reutilização de painéis e consoles centrais

Outra mudança arquitetônica interior será refletida no painel. Sem uma disposição dominante dos assentos, o painel não será mais posicionado na frente de um veículo. Os diferentes componentes ou componentes eletrônicos que normalmente são colocados na placa podem ser reorganizados. As funções do painel podem ser incorporadas aos assentos, dando aos passageiros acesso direto ao ar-condicionado ou rádio durante a viagem.

Da mesma forma, o console central não será tão proeminente em interiores de veículos autônomos. Os componentes normalmente colocados no console central serão realocados nas laterais dos veículos em vez de na parte frontal. Como resultado, os painéis das portas adquirirão a funcionalidade de um console central. Os painéis das portas permanecem próximos aos bancos do passageiro, onde alto-falantes, porta-copos e até bolsos para guardar telefones celulares podem ser incorporados aos painéis laterais.

Diante do aumento do desgaste, os painéis das portas precisarão manter alta resistência à abrasão e durabilidade de longa duração. Elastoskin, a tecnologia de revestimento de poliuretano da BASF, é resistente a fatores de intemperismo, como agentes de limpeza, luz ultravioleta e temperaturas variantes. Possui boas propriedades táteis, proporcionando um toque agradável e suave e um visual luxuoso. Elastoskin é benéfico para áreas como painéis de portas interiores que devem ser fortes sem sacrificar a estética. Além do Elastoskin, a BASF oferece um composto leve com CONTOURA™, uma solução que combina sua resina ACRODUR® com fibras naturais, recicladas ou sintéticas para produzir um composto pré-impregnado. CONTOURA é ideal para moldagem por compressão para criar peças automotivas planas, como painéis de portas, placas de proteção, componentes de telhado e painéis de instrumentos. 

Com a transição para veículos totalmente autônomos, o número de superfícies parcialmente funcionalizadas de alta qualidade deverá aumentar. O Ultramid Deep Gloss de alto brilho e resistente a produtos químicos é o material ideal para acabamentos decorativos, painéis e embutidos. Ultramid Deep Gloss permite aos designers incorporar texturas ou formas em superfícies interiores para novos designs distintos. 

Aquecimento  de superfícies internas autônomas

Assim como as salas de estar têm radiadores ou piso aquecido, os passageiros também podem esperar que o interior do veículo autônomo incorpore superfícies aquecidas. Os engenheiros precisarão integrar novos mecanismos que aquecem o espaço interior para aumentar o conforto dos passageiros e manter a eficiência energética.

Os materiais usados para essas aplicações de aquecimento devem ser resistentes ao calor e manter uma alta estabilidade dimensional. A BASF oferece um portfólio de soluções de gerenciamento de calor para ajudar os OEMs a enfrentar os desafios de projetar a próxima onda de veículos.

A nova mobilidade afetará a experiência de direção. A aparência, a sensação e a funcionalidade dos espaços interiores serão transformadas, especialmente quando o veículo assumir as funções de direção.

Consulte um especialista

This field is required.
This field is required.
An error occurred while submitting this form. Error Code: