América do Sul
Automotive

Espuma inovadora para painéis de instrumentos finos e leves

  • Elastoflex® E produz componentes finos e leves para interiores de automóveis
  • Sistema Fino-Leve ganha prêmio da categoria ambiental de SPE
  • Disponibilidade global com suporte local
pu-foam.jpg
A BASF fornece espumas de PU avançadas para painéis de instrumentos revestidos de espuma por muitos anos. Uma nova série de sistemas no grupo de produtos Elastoflex® E agora permite reduções significativas de peso e densidades de espuma de cerca de 120 g/L sem sacrificar nenhuma das características exclusivas dessas espumas. Economiza até 30% do peso da espuma, dependendo da geometria do componente. Com sua estrutura de célula muito robusta e fina, este sistema Fino-Leve pode ser usado para componentes com um perfil muito menor de menos de 5 mm.

Os fabricantes e processadores automotivos estão sempre em busca de soluções novas e econômicas para componentes mais eficientes. Isso representa uma variedade de desafios para os fornecedores de materiais. Por exemplo, painéis de instrumentos altamente complexos devem atender aos requisitos atuais ao mesmo tempo em que oferecem suporte a tendências como a direção autônoma. A complexidade deste componente de segurança é aumentada tanto pelo tamanho, design e requisitos de segurança quanto pela possível incorporação de equipamento técnico. Além disso, o painel deve proporcionar ao motorista o máximo conforto e uma sensação agradável de uso.

A BASF fornece espumas de PU avançadas para painéis de instrumentos revestidos de espuma por muitos anos. O processo de produção envolve a injeção de uma espuma de poliuretano entre a casca externa e o suporte do painel de instrumentos, unindo a superfície e o material de suporte. A espuma produz um material com uma sensação tátil muito macia. Esses sistemas personalizados são atraentes por suas baixas emissões e oferecem ótima aderência a superfícies feitas de uma ampla variedade de materiais. Mesmo as camadas de PVC podem ser facilmente processadas.

Espuma de base biológica reduz o peso

Uma nova série de sistemas no grupo de produtos Elastoflex® E agora permite reduções significativas de peso e densidades de espuma de cerca de 120 g/L sem sacrificar nenhuma das características exclusivas dessas espumas. Economiza até 30% do peso da espuma, dependendo da geometria do componente. Com sua estrutura de célula muito robusta e fina, este sistema Fino-Leve pode ser usado para componentes com um perfil muito menor de menos de 5 mm. Isso resulta em painéis de instrumentos ou elementos de porta muito leves e finos, que oferecem espaço para novas opções de design. Esta mais recente adição ao portfólio da BASF atende a requisitos rigorosos e cria uma oferta flexível para ajudar seus clientes em direção a um futuro móvel.

Os novos sistemas de PU economizam peso e são projetados para incorporar sensores ou elementos de controle. Também conseguimos reduzir ainda mais os valores de emissão e simplificar o uso de lasers para enfraquecer o airbag. 

Marc Martin

Especialista em interiores automotivos na divisão de Materiais de Desempenho da BASF

Como parte dessa nova geração de sistemas, a BASF também desenvolveu um sistema de espuma baseado em matérias-primas renováveis. Elastoflex® E 3496/102 usa óleo de rícino como matéria-prima renovável e pode ser usado para produzir componentes complexos que são leves e finos com excelente adesão a uma ampla gama de superfícies. Este desenvolvimento de sucesso foi premiado com o Prêmio da Categoria Ambiental SPE no final de 2017. O projeto compartilhou o prêmio de inovação sustentável com Componentes Automotivos Internacionais (CAI).

Com os novos sistemas Fino-Leve, a BASF está expandindo seu portfólio global de espumas de poliuretano para painéis de instrumentos, portas e apoios de braço.

 

Ponto de Informação de PU

Você tem alguma pergunta adicional?

Por favor, entre em contato conosco: +49 5443 12-3579

Consulte um especialista

This field is required.
This field is required.
An error occurred while submitting this form. Error Code: