Electronics & Electric
Componentes elétricos para instalações fotovoltaicas
Instalações fotovoltaicas devem atender rigorosas exigências para obter aprovação para as respectivas tecnologias de conexão — tanto em termos de segurança como em termos de vida útil. Para os componentes eletrônicos dessas instalações, a BASF conta com variantes especiais do plástico de engenharia Ultramid® (poliamida) e aditivos para plásticos.
Instalações fotovoltaicas e as respectivas tecnologias de conexão, geralmente instaladas em telhados de casas e fábricas, são expostas diretamente aos elementos. Sol, chuva e vento afetam essas instalações, e, além disso, normas de proteção conta incêndios impõem altas exigências sobre os plásticos usados.
A BASF conta com duas variantes de plásticos de engenharia (Ultramid® A3X2G7 e Ultramid® A3XZG5), que são particularmente retardadoras de chamas, altamente robustas até mesmo com baixa espessura, resistentes a produtos químicos e especialmente resistentes a alto impacto em baixas temperaturas (norma UL 1703). Variantes Ultramid® A3X são especialmente adequadas para conectores tipo plugue. Ultramid® A3X2G7 é extremamente rígido, permitindo plugues mais finos. Por exemplo, o material cumpre a norma de inflamabilidade UL94 classe V-0 a partir da espessura de 0,8 mm e 5VA a uma espessura de 1,5 mm.
Para caixas de conexões, Ultramid® A3XZG5 (UL 94 classe 5VA) é a escolha recomendada. Enquanto o teste de calor úmido exige apenas 1000 horas de exposição, a variante de Ultramid® modificada altamente resistente ao impacto apresenta alongamento de ruptura duas vezes mais alto do que os materiais usados até agora — mesmo após 4000 horas de armazenamento em condições climáticas de 85°C e umidade relativa a 85%. De forma geral, caixas de conexões feitas desse material cumprem o exigente teste de impacto frio conforme a norma UL 1703. Componentes são aprovados no teste quando conseguem suportar o impacto de uma bola de 545 g caindo de uma altura de 1,3 metros sem apresentar quaisquer danos ou rachaduras a uma temperatura de -35°C. Ultramid® A3XZG5 cumpre a norma UL 5VA de inflamabilidade prescrita a partir de 2,3 mm. Ambas as variantes de Ultramid® apresentam ótima resistência ao trilhamento. O índice de trilhamento comparativo CTI é de até 600 V segundo a IEC 60112. O teste de trilhamento em plano inclinado (trilhamento e erosão) é bem-sucedido sob tensão de 1000 V por mais de 60 minutos (segundo a ASTM D-2303, método time-to-track).
Aditivos para plásticos
Painéis fotovoltaicos precisam manter um alto desempenho por pelo menos 25 anos. Os aditivos da BASF permitem que plásticos usados em peças fotovoltaicas suportem a exposição ao calor e à luz do sol, ajudando a cumprir essa exigência.
Aditivos da BASF recomendados para plásticos em aplicações fotovoltaicas:
- Tinuvin®
- Uvinul®
- Chimassorb®
- Irganox®
- Irgastab®
- Irgafos®
Ampla gama de produtos
Oferecemos uma abrangente linha de produtos com ampla variedade de perfis de propriedades. Encontre o produto certo para você!