Ultramid® (Polyamides)
Em princípio, a auto-coloração do poliamidas Ultramid® pelo processador é possível. No entanto, aconselhamos contra a auto-coloração de Ultramid® T (que é geralmente processado a temperaturas acima de 310°C) devido à estabilidade térmica limitada dos agentes de coloração. As propriedades das peças feitas a partir de grânulos auto-coloridos, em particular homogeneidade, resistência ao impacto, inflamabilidade e encolhimento, devem ser cuidadosamente examinadas, porque podem ser influenciadas em alto grau pelos aditivos e pelas condições de processamento individuais.
No caso dos parafusos de três zonas, a homogeneidade pode ser melhorada aumentando a pressão dinâmica. No entanto, esta medida aumenta simultaneamente a dissipação e, portanto, a carga de temperatura da fusão. A taxa de transferência também pode cair. A ação de mistura do parafuso de três zonas é, portanto, limitada, o que significa que parafusos com seções de cisalhamento e/ou mistura podem ter que ser usados. Os parafusos de barreira são equipados de série com seções de cisalhamento e/ou mistura e, portanto, são adequados para autocoloração. Quando a autocoloração é empregada com classes reforçadas com fibra de vidro, recomenda-se a utilização de tipos de aços especialmente protegidos contra o desgaste devido ao maior efeito abrasivo.
Os graus Ultramid® classificados em UL94 devem respeitar as estipulações de UL 746D para que a classificação UL seja mantida. São necessários lotes de cores com aprovação UL especial para a auto-coloração dos graus Ultramid® com as classificações UL94 V-2, V-1 ou V-0, enquanto que no caso da classificação UL 94 HB, a utilização de lotes de cores com uma classificação UL genérica é suficiente.
Se partes auto-coloridas são usadas no setor de alimentos, regulamentos especiais têm que ser observados. Lotes de cores para Ultramid®:
Lotes de cores para Ultramid®:
Soluções de Cores da BASF
Tecnologia de Polímeros Treffert