Cookies help us deliver our services. By using our services, you agree to our use of cookies. Learn more

Performance Polymers

Autocoloração de plásticos da BASF

Muitos plásticos da BASF podem ser autocoloridos de forma fácil e econômica durante o processamento. Isso proporciona vantagens a você em compras, produção, logística e marketing. 

Self-Coloring Plastics

Até mesmo os nossos clientes mais exigentes valorizam os benefícios oferecidos pela autocoloração:

  • Menores custos com matérias-primas graças à possibilidade de compra de quantidades mais econômicas de produto sem cor
  • Mais flexibilidade de produção graças a menores tempos de transição de cores, especialmente com mudanças frequentes de cor
  • Logísticas de material claramente simplificadas graças a menores necessidades de armazenagem, estoques centralizados de matérias-primas e transporte de matérias-primas de contêineres a granel ou de silos

Ultradur® (PBT, PBT/ASA)

Em geral, os produtos Ultradur® UL94 HB (reforçados e não reforçados) são adequados para autocoloração. Para obter um resultado de cor perfeito, recomendamos o uso de master batches de cores padrão com base em tereftalato de polibutileno, que são oferecidos por fabricantes de lote conhecidos.

Lotes de cores para Ultradur®:

Soluções de Cores da BASF

Ultraform® (Copolímero de POM)

A auto-coloração do Ultraform® pelo processador tem sido praticada há muito tempo com grande sucesso. Em muitos casos, a auto-coloração oferece vantagens econômicas e logísticas sem quaisquer compromissos em matéria de qualidade. Os investimentos em equipamento de medição e, possivelmente, também em elementos de mistura muitas vezes pagam por si mesmos após apenas algumas semanas, devido às vantagens significativas dos custos materiais.

Ultramid® (Polyamides)

Em princípio, a auto-coloração do poliamidas Ultramid® pelo processador é possível. No entanto, aconselhamos contra a auto-coloração de Ultramid® T (que é geralmente processado a temperaturas acima de 310°C) devido à estabilidade térmica limitada dos agentes de coloração. As propriedades das peças feitas a partir de grânulos auto-coloridos, em particular homogeneidade, resistência ao impacto, inflamabilidade e encolhimento, devem ser cuidadosamente examinadas, porque podem ser influenciadas em alto grau pelos aditivos e pelas condições de processamento individuais.

No caso dos parafusos de três zonas, a homogeneidade pode ser melhorada aumentando a pressão dinâmica. No entanto, esta medida aumenta simultaneamente a dissipação e, portanto, a carga de temperatura da fusão. A taxa de transferência também pode cair. A ação de mistura do parafuso de três zonas é, portanto, limitada, o que significa que parafusos com seções de cisalhamento e/ou mistura podem ter que ser usados. Os parafusos de barreira são equipados de série com seções de cisalhamento e/ou mistura e, portanto, são adequados para autocoloração. Quando a autocoloração é empregada com classes reforçadas com fibra de vidro, recomenda-se a utilização de tipos de aços especialmente protegidos contra o desgaste devido ao maior efeito abrasivo.

Os graus Ultramid® classificados em UL94 devem respeitar as estipulações de UL 746D para que a classificação UL seja mantida. São necessários lotes de cores com aprovação UL especial para a auto-coloração dos graus Ultramid® com as classificações UL94 V-2, V-1 ou V-0, enquanto que no caso da classificação UL 94 HB, a utilização de lotes de cores com uma classificação UL genérica é suficiente.

Se partes auto-coloridas são usadas no setor de alimentos, regulamentos especiais têm que ser observados. Lotes de cores para Ultramid®:

Lotes de cores para Ultramid®:

Soluções de Cores da BASF

Tecnologia de Polímeros Treffert

Ultrason® (PESU, PSU, PPSU)

Ultrason® E, S E P são fornecidos principalmente como não colorido ou preto. Mas também é possível fabricar cores transparentes ou opacas usando cores líquidas ou lotes mestre de cor durante o processamento (autocoloração). Poderá ser necessário equipar as máquinas de processamento com parafusos especiais, unidades de dosagem e/ou unidades de mistura. A maneira mais fácil e comum é o uso de um lote mestre de cores. É necessário garantir que os agentes de coloração e pigmentos são adequados para as altas temperaturas de processamento do Ultrason® e que o lote principal é baseado no polímero correspondente.

As seguintes empresas oferecem lotes principais de cores adequadas:

Soluções de Cores da BASF

Comptek Kunststoffverarbeitung GmbH