América do Sul
Automotive

Tecnologia tipo colmeia para aplicações internas leves

O design tipo colmeia encontrado no mundo dos insetos está entrando na indústria automotiva, superando o polipropileno moldado por sopro feito pelo homem em termos de resistência e peso. Usada em uma variedade de componentes automotivos, a estrutura tipo colmeia consiste em papel corrugado feito para se parecer com uma colmeia. É cercado em ambos os lados por folhas de fibra de vidro e uma camada de poliuretano é pulverizada na parte superior e inferior.

A razão pela qual essa tecnologia está ganhando importância é que ela tem uma resistência extremamente alta, mas também um peso extremamente baixo. Está no mercado há muitos anos, mas à medida que aumenta a pressão para o peso leve, esta aplicação de baixo risco continuará a ser usada para tirar peso do veículo.

Sebastian Koch

Gerente de segmento de mercado para interiores automotivos com a Divisão de Materiais de Desempenho da BASF na Europa

Reduza o peso com designs tipo colmeia

As fabricantes de automóveis fizeram avanços no uso dessa tecnologia em aplicações de interiores, como pisos de carga de porta-malas, hatchbacks e visores de sol. O design tipo colmeia é especialmente popular, pois permite que os fabricantes de automóveis reduzam facilmente o peso em aplicações críticas de não segurança, em oposição às aplicações de chassis de veículos. Há menos risco de afetar adversamente sua capacidade de absorver o impacto de uma colisão, além de menos restrições de segurança.

Crie peças externas com estruturas tipo sanduíche com colmeia

A BASF observou uma correlação direta entre a pressão mais alta para peso leve e o número de pisos de carga tipo colmeia no mercado. Um cliente da BASF estava determinado a dar um passo adiante, pois havia usado uma estrutura tipo colmeia de poliuretano em algumas das partes internas de seu veículo semi-estrutural.

O pedido da BASF era criar um teto mais leve para carros urbanos pequenos usando a estrutura existente tipo colmeia e a mesma lâmina de Classe A dos modelos de teto anteriores.

A BASF aceitou o desafio, criando a primeira parte exterior do carro com estrutura tipo sanduíche em colmeia com filme Classe A, resultando em uma economia de peso de 30 por cento em comparação com o teto anterior. Para atender à demanda, a BASF usou sua tecnologia Elastoflex®, que tem vários benefícios, incluindo:

 
Automotive Composites for Lightweighting

Algumas modificações foram necessárias para garantir que esta peça pudesse atender às necessidades do cliente para uma aplicação externa, incluindo o ajuste da viscosidade e reatividade do Elastoflex®. A solução pode ser processada de forma otimizada em cada etapa de fabricação e tem boas propriedades de adesão, garantindo um umedecimento fino e uniforme das esteiras de fibra de vidro. 

As propriedades líderes da indústria da química de poliuretano da BASF continuam a torná-lo uma das melhores escolhas para fornecedores e montadoras de nível I ao construir estruturas tipo sanduíche em colmeia e a empresa espera manter a indústria a par de suas últimas ofertas.